terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Investigadores do CEDOC!

Centro de Documentação da Universidade de Brasília!


Quais as espécies documentais existentes no CEDOC?
Ofícios, Memorandos, Dossiês de aluno, Registros de diplomas, Plantas arquitetônicas, Atas de reunião, Pareceres Jurídicos, Contratos de Prestação de serviços, Projetos de Pesquisa, Relatórios de atividades, Panfletos de eventos.

Quais as correspondentes funções de tais espécies?
Comunicação externa e interna, Acompanhamento acadêmico, Controle de expedição de diplomas, Registro histórico, Descrição de decisões tomadas, Registro de fundamentação jurídica na resolução de processos, Cumprimento de acordo e responsabilização das partes, Contribuição científica, Exposição de realizações, Divulgação de atividades.

Quais os tipos documentais existentes no CEDOC?
Ofícios, Memorandos, Dossiês de aluno para registro e acompanhamento acadêmico, Registros de diplomas para controle de expedição, Plantas arquitetônicas para registro histórico, Atas de reunião para comprovação de decisões, Pareceres jurídicos para registro das normas que fundamentaram a decisão, Contratos de prestação de serviços para garantir direitos e deveres das partes envolvidas, Projetos de pesquisa para registro de conclusões científicas, Relatórios de atividades para comprovação de acontecimentos, Panfletos de eventos para registro histórico.

Relacione as séries documentais do arquivo do CEDOC com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.
Corrente – Não tivemos acesso.
Intermediário – Ofícios, Memorandos, Contratos de Prestação de Serviços para assegurar as partes.
Permanente – Dossiês de aluno para registro acadêmico, Registros de diploma para controle de expedição, Plantas arquitetônicas para registro histórico, Atas de reunião para registro de decisões, Pareceres jurídicos para registro de normas jurídicas, Projetos de pesquisa para registro científico, Relatórios de atividades para registro de feitos, Panfletos de eventos para registro histórico.

Sugira um plano de classificação para os documentos do CEDOC.
100 ADMINISTRAÇÃO GERAL
110 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
110.1 Atas de reunião
110.2 Contratos de Prestação de Serviços
110.3 Relatórios de Atividades
110.4 Pareceres jurídicos
120 PESSOAL
140 PATRIMÔNIO
110.1 Plantas arquitetônicas
150 ORÇAMENTOS E FINANÇAS
160 COMUNICAÇÃO
161 Interna
                161.1 Memorandos
162 Externa
                162.1 Ofícios
163 Social
                163.1 Panfletos  de eventos
200 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
210 Dossiês de aluno
220 Registros de Diplomas
230 Projetos de Pesquisa 

Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no CEDOC?
- Divulgação do acervo, assim como do próprio Centro de Documentação.
- Visitas guiadas ao ensino médio com o intuito de despertar interesse para o ingresso na área da arquivística e atrair futuros profissionais /contribuintes para a realização das tarefas operacionais e intelectuais, compondo a equipe de trabalho do local.
- Criação de um ambiente apropriado para consulta. 

Imagem extraída de: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2010/04/sobre-o-controle-academico-da-ciencia_28.html, em 11/12/2012. 

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