Nos cursos de graduação/bacharelado em
Arquivologia espalhados pelo Brasil...
Será que os professores estão despertando
o interesse dos estudantes, incentivando-os a estudarem, a fazerem pesquisas se
assim desejarem? Será que fazem o melhor que podem para que entendam o
conteúdo? Será que têm perfil para a atribuição de lecionar? Será que têm a
mínima noção de didática? Será que estão comprometidos em se manterem
atualizados, como dispõe um dos princípios básicos do Código de Ética do
Arquivista?
Realidade = Insatisfação dos discentes
em relação aos docentes...
É claro que não podemos generalizar...
Têm aqueles que são nossa inspiração, que dá gosto de ver de tão apaixonados pela arte de nos fazer entender e aproveitar para aprender mais, pois como defendeu
Pichon Rivière ensino e aprendizagem andam juntos, o que forma o termo "ensinagem".
A falta de subsídios para a carreira de
professor, mesmo que universitário, como dizem por aí, não justifica, mas
explica a situação. Existe gente competente, mas que prefere não ter que
lidar com um bando de gente que só quer "picaretar e farrear", o que
dá espaço para pessoas que somente são habilitadas no papel, mas que na prática
não dão conta das salas de aula.
A culpa é de professores e alunos, pois os
primeiros simplesmente se acomodam e os últimos se esquivam de
responsabilidades!
Também parece que muitas matérias não
são voltadas para a Arquivologia e perdem o brilho, deixando os currículos, mas
fazendo falta na formação, que vem acompanhada por deficiências e
lacunas...
Infelizmente podemos perceber que não
só a graduação, mas também o mestrado e o doutorado não preparam para a
docência, e esta é uma realidade de várias áreas do conhecimento.
Vamos mudar esta triste realidade e
valorizar a docência?! Afinal, o que seria de nós sem nossos mestres?!
Imagem extraída de: http://imagensface.com.br/parabens/formatura/3, em 26/09/2013.
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