quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O ensino de Arquivologia!

Nos cursos de graduação/bacharelado em Arquivologia espalhados pelo Brasil... 



Será que os professores estão despertando o interesse dos estudantes, incentivando-os a estudarem, a fazerem pesquisas se assim desejarem? Será que fazem o melhor que podem para que entendam o conteúdo? Será que têm perfil para a atribuição de lecionar? Será que têm a mínima noção de didática? Será que estão comprometidos em se manterem atualizados, como dispõe um dos princípios básicos do Código de Ética do Arquivista?

Realidade = Insatisfação dos discentes em relação aos docentes... 

É claro que não podemos generalizar... Têm aqueles que são nossa inspiração, que dá gosto de ver de tão apaixonados pela arte de nos fazer entender e aproveitar para aprender mais, pois como defendeu Pichon Rivière ensino e aprendizagem andam juntos, o que forma o termo "ensinagem". 

A falta de subsídios para a carreira de professor, mesmo que universitário, como dizem por aí, não justifica, mas explica a situação. Existe gente competente, mas que prefere não ter que lidar com um bando de gente que só quer "picaretar e farrear", o que dá espaço para pessoas que somente são habilitadas no papel, mas que na prática não dão conta das salas de aula. 

A culpa é de professores e alunos, pois os primeiros simplesmente se acomodam e os últimos se esquivam de responsabilidades!

Também parece que muitas matérias não são voltadas para a Arquivologia e perdem o brilho, deixando os currículos, mas fazendo falta na formação, que vem acompanhada por deficiências e lacunas... 

Infelizmente podemos perceber que não só a graduação, mas também o mestrado e o doutorado não preparam para a docência, e esta é uma realidade de várias áreas do conhecimento. 

Vamos mudar esta triste realidade e valorizar a docência?! Afinal, o que seria de nós sem nossos mestres?!

Imagem extraída de: http://imagensface.com.br/parabens/formatura/3, em 26/09/2013.

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