quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Texto do Lopez!

Voltamos! Vamos continuar falando sobre Diplomática e Tipologia! E sobre o CET!


ESPÉCIE
FUNÇÃO
TIPO ARQUIVÍSTICO

Regimento Interno


Geral: Normativa

Arquivística: Registro de normas da unidade administrativa.


Completo: Regimento Interno para registro de normas da unidade administrativa.

Simplificado: Regimento Interno da unidade administrativa.


Folder Institucional


Geral: Publicidade

Arquivística: Registro de mudanças na organização da unidade administrativa.


Completo: Folder Institucional para registro de mudanças na organização da unidade administrativa.

Simplificado: Folder para registro da organização da unidade administrativa.


Slide de Aula Inaugural


Geral: Didática

Arquivística: Registro de elaboração de material didático de curso de graduação.




Completo: Slide de Aula Inaugural para registro de elaboração de material didático de curso de graduação.

Simplificado: Slide de Aula para registro de elaboração de material didático.


A divisão entre função geral e arquivística justifica-se por sabermos que os documentos podem ser produzidos para atender uma finalidade e adquirirem outra função nos arquivos.

Podemos ainda considerá-los como documentos que fazem parte de uma postagem feita pelo Grupo Arquivonéticas. Desta forma, continuam tendo as espécies acima apresentadas na tabela, porém a função arquivística será de Registro de elaboração de atividade acadêmica. O tipo arquivístico pode ser, então: Postagem para registro de elaboração de atividade acadêmica, ou ainda simplificado por:  Registro de elaboração de atividade acadêmica.

Temos como outra possibilidade considerá-los como parte integrante de um dossiê do Professor constituído pelos Blogs discentes do semestre. Como a espécie documental é um elemento da análise diplomática, que considera o documento isoladamente, continuam sendo: Regimento Interno, Folder Institucional, e Slide de Aula Inaugural. Já a função arquivística, que faz parte da análise tipológica, será de Controle de avaliação de discentes. O tipo arquivístico completo, por sua vez será: Postagens para controle de avaliação de discentes, e simplificável para: Postagens avaliadas.

Lembre-se:

"A tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. A junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental [...]." (LOPEZ, 2012, p.25)

"A ausência da análise tipológica pões em risco a compreensão do correto significado dos documentos, hoje inteligível para aqueles que foram contemporâneo à sua produção e aos fatos a ele relacionados, mas que se tornarão enigmas para pesquisadores de um futuro não tão distante." (LOPEZ, 2012, p.30)

Referências:

LOPEZ, André Porto Ancona. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Terezinha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012. P. 15-31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário